sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um ponto de vista sobre o amor.

"Porque amor não se troca,
 não se conjuga nem se ama.
 Porque amor é amor a nada,
 feliz e forte em si mesmo"
(Carlos Drummond de Andrade)


Hoje li, em um cartaz, umaa frase que dizia ‘Amar é não enxergar os defeitos do outro’...mas será que isto é mesmo amar? Acho que não ‘enxergar’ os defeitos do outro, ou melhor, fazer de conta que não enxerga, não é verdadeiramente amar, mas sim, se enganar. É bem verdade que quando nos interessamos por alguém, existe aquela fase inicial marcada pela paixão, em que tudo no outro é belo e perfeito...mas, desde quando paixão é amor? Não sou nenhum especialista ou mesmo experiente no assunto, mas sempre ouvi dizer que paixão é passageira, amor é duradouro.
Acredito que, quando a paixão vai amadurecendo, se arrefecendo, começamos sim, a enxergar os defeitos de quem está ao nosso lado. Mas aí então é que se descobre se todo aquele sentimento era mera paixonite, ou se a paixão vai dar lugar ao amor. É nesse momento que o amor mostra começa a desvelar o véu existente entre cada um de nós e aquele que é objeto de nossa afeição. É nesse momento que começamos a enxergar o outro como ele realmente é, livre disfarces e ilusões. Mas a beleza desse momento é o fato de que não enxergamos o defeito do outro de forma crítica. Pelo contrário, aprendemos a entender todos os possíveis defeitos, trabalhando em conjunto na tentativa de ajudar o outro a superá-los, ou simplesmente aceitando-os dentro de nossas limitações.
Ninguém no mundo é perfeito, e tolo é aquele que se ilude achando que encontrou a perfeição naquele que está ao seu lado. Em um relacionamento, a perfeição é encontrada em pequenos momentos nos quais a compreensão, o carinho, o desejo, a honestidade e a cumplicidade estão presentes. Não, amar não é deixar de enxergar os defeitos de quem está ao seu lado...amar é enxergar estes defeitos e compreendê-los!

8 comentários:

  1. Tema complexo, mas eu acho que amar é sim ter a paixão e o sentimento de amor juntos! pq não?

    Os defeitos sempre aparecem, sempre existirão, mas o amor, para mim, não é se iludir que existe uma perfeição ou que há uma exclusão dos sentimentos, mas sim ter algo que seja leve com alguém. Que tire o peso das coisas. Que seja simples e sincero. =)

    Ok, talvez eu esteja em outro nível espiritual, mas é por ai...talvez...

    ResponderExcluir
  2. Sim, amor e paixão devem estar juntos...e ótimo quando estão juntos. Mas, normalmente aquela paixão inicial é passageira, ela amadurece, se acalma...e aí então, se não houver amor, o relacionamento acaba por ter seu fim.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Exato.
    Vamos por partes:
    Antes de existir paixão, há a atração. Não existe amor à primeira vista, mas sim atração à primeira vista. Você sente-se atraído fisicamente por alguém. Rola a paquera. Fica. Faz sexo. Gosta do sexo. Caso seja recíproco, inicia-se uma relação.
    A princípio cada um quer "vender o seu produto". Dando ênfase às suas qualidades, e, até mesmo forjando algumas. O tempo passa. Improvável levar um personagem à frente eternamente. Surgem os defeitos. Nessa hora analisa-se o custo benefício. As qualidades desse alguém se sobressaem aos defeitos? Os meus defeitos são suficientemente grandes a ponto de afastar essa pessoa?
    Uma vez que há os acertes de personalidades e firmação das afinidades, haverá estabilidade. Só que há outro fator. O fator chamado TEMPO. Ele diminuirá um dos pontos altos de toda relação: o sexo. É nesse ponto que haverá a distinção entre o que seja paixão e amor. Caso o relacionamento sobreviva a esse "esfriamento" e observemos que ele se sustente fundamentalmente na preocupação, na dedicação, na necessidade da presença do outro, ou seja, no companheirismo; creio, então, que exista amor, ou pelo menos algo semelhante. No dicionário: "Paixão é uma emoção intensa que ofuscaria a razão." Em momento algum afirma-se que ela seja algo intrínseco ao amor; apenas um forte sentimento. Isso pode ser representado, também, de forma negativa. Ao contrário do amar, que é navegar em águas tranquilas e claras. Claras no sentido de enxergar a outra pessoa por completo em suas piores qualidades, e, como ninguém é perfeito, cabe a cada um SE MOLDAR a fim de tentar o entendimento - harmonia.

    ResponderExcluir
  6. Humm...harmonia, gostei dessa palavra que você usou...

    ResponderExcluir
  7. " (...) aprendemos a entender todos os possíveis defeitos, trabalhando em conjunto na tentativa de ajudar o outro a superá-los, ou simplesmente aceitando-os dentro de nossas limitações".
    Perfeito ^^

    ResponderExcluir
  8. Acredito no amor como sentimento maduro, que implique história, vivência. E o que chamamos de "defeitos" (já que isso pode ser relativo) dos outros, não podem se tornar uma violência contra os relacionamentos. Acredito em um amor que traga como característica a vontade de construir e compartilhar buscas!

    ResponderExcluir